A meu ver, amamentar, sempre foi um processo natural, simples, lindo e cheio de amor, sempre significou um momento único entre mãe e filho, o que nunca imaginei foi que esse momento poderia se tornar uma mega preocupação pra mim, já ouvi tanta coisa que cheguei a ter medo, pode??
Entre as coisas mais assustadoras que ouvi foi: meu bebê mamou um leite cor de rosa já que saia muito sangue do bico do meu seio, ou, o bico do seio da minha amiga ficou pendurado quase cai (que meda!), ou ainda, sentia tanta dor ao amamentar que mordia uma toalha e chorava muito para tentar aliviar a dor... gente, o que é isso, filme de terror?
Ouvi tanto absurdo que o medo começou a fazer parte de mim, claro que com tudo isso corri para meu amigo Google e descobri que essas coisa podem acontecer mesmo mas que é muito fácil evitar, a seguir vou listar dicas maravilhosas sobre como preparar os seios para amamentação para não transformar um momento de puro amor em tragédia.
- Lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada. Não use cremes óleos, pastas, etc;
- O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada comum com a mesma finalidade. O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.
- As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio. Conchas de amamentação ajudam a estimular o bico durante a gravidez;
- Opte por sutiãs de algodão: são mais higiênicos e deixam a região mais ventilada;
- Passe uma bucha vegetal nos seios enquanto toma banho, para estimular os mamilos; Friccione (esfregue) um tecido felpudo e macio (toalha de banho) nos bicos das mamas, deixando-os expostos ao ar durante alguns minutos para deixar a pele mais resistente.
- Se o seio rachar durante a gravidez, use vaselina pura ou produtos à base de lanolina;
- Para o 5º mês de gravidez, aperte em baixo da aréola para sair um pouco da secreção que você estará produzindo neste período. Deixe secar esse líquido em volta da aréola e bico, pois assim a pele da região fica mais forte para amamentar, evitando rachaduras.
- Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.
Coloquei aqui todos as dicas que achei importante, mas acho que esse assunto deve ser conversado com a médica que nos acompanha e é isso que vou fazer na minha próxima consulta, quero preparar-me direitinho para amamentar meu baby!
Beijosssssss ;D
Olha esse vídeo sobre amamentação que achei no site CRESCER, adorei... vale muito a pena assistir!!! Beijossssss
ResponderExcluirhttp://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4168-15547,00.html